MITRA em operação na Fundación Grupo Social
A LUZ concluiu a implementação do sistema MITRA em um dos maiores conglomerados financeiros da Colômbia. Desde o mês de janeiro de 2021, a Fundación Grupo Social conta com a solução integrada front to back nas cinco empresas que integram o Grupo.
Com o objetivo de levar o MITRA para o mercado colombiano, em 2015, a LUZ fechou uma joint venture com a Precia, Proveedor de Precios para Valoración, companhia controlada pela Bolsa de Valores da Colômbia. A Fundación Grupo Social foi o primeiro cliente da parceira. Um dos desafios do projeto foi a implementação e a parametrização do sistema, simultaneamente, em companhias com atuações distintas, como banco, seguradora, capitalizadora e fiduciária. “Além da grande representatividade da Fundación Grupo Social no mercado colombiano, o nosso sistema não ganhou apenas uma versão em espanhol. Pelo contrário. O MITRA foi totalmente tropicalizado para a Colômbia”, afirma Suelen Salgo, CEO da LUZ.
A solução incluiu módulos de front, risco, resultado, enquadramento, regulatório, contábil e tributário para cada uma das empresas do conglomerado. A implementação foi realizada em duas etapas. A primeira teve como foco a parametrização dos processos de gestão e informação. E a segunda etapa incluiu a implementação dos módulos de acordo com as necessidades da Fundación Grupo Social e as particularidades de cada empresa do conglomerado.
Em junho de 2019, a LUZ concluiu a etapa que envolvia a gestão de riscos e alguns dos relatórios normativos da Colômbia. A partir daquele momento, os documentos normativos da Fundación Grupo Social começaram a ser realizados pelo MITRA e enviados para a Superintendência Financeira da Colômbia.
Em outubro de 2020, o front foi concluído, assim como o back, com os módulos de contabilidade e tributário. O desafio nesta etapa foi incluir as diferentes empresas e todas as particularidades no que se refere à tributação e à área contábil. As singularidades das empresas do Grupo vão desde a forma de retenção do imposto de renda, que pode ser diretamente na fonte ou não, até as diferentes tributações sobre serviços. “O MITRA cumpre com todas as particularidades do mercado colombiano, inclusive os parâmetros, regras e métricas aplicáveis no mercado local, que vão desde o preço dos produtos negociados no país até os informes regulatórios exigidos pela Superintendência Financeira da Colômbia. Mais um diferencial a favor da solução é que todo o serviço de atendimento ao cliente será feito por nós, aqui na Colômbia. Temos pessoas especializadas no MITRA, o que certamente é importante para todos os usuários”, destaca Juan Quintero, Gerente da Precia.
Com o MITRA, o conglomerado centralizou as informações em um sistema integrado front to back, com todos os dados das companhias, o que significa menos tempo da equipe em atividades operacionais e mais tempo dedicado à tomada de decisão.